Ubarana

Elops saurus.

Ubarana
Nome Científico: Elops saurus.
Descrição: Peixe de escamas pequenas. Espécie pelágica; normalmente é encontrada em baías e portos, podendo ocorrer na água salobra da foz de rios e até mesmo subir os rios à procura de alimento. Os jovens freqüentam as águas costeiras e os adultos preferem o mar aberto, onde formam cardumes e podem se reproduzir. Alimenta-se basicamente de pequenos peixes e crustáceos. Não tem muita importância comercial por causa dos espinhos, mas é muito apreciada pelos pescadores esportivos porque dá saltos espetaculares quando fisgada. Em alguns locais é usada como isca.
Onde é Encontrado: Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Equipamentos: Equipamento médio; linhas de 0,30 a 0,40. Recomenda-se o uso de líder.