Tucunaré

Cichla ocellarias e Cichla temensis.

Tucunaré
Nome Científico: Cichla ocellarias e Cichla temensis.
Família: Cichlidae, Família de peixes teleósteos, perciformes, de água doce, da América do Sul, América Central e África.
Descrição: Existem 14 espécies conhecidas na Amazônia sendo cinco delas descritas (Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia) De maneira geral apresentam corpo alongado e um pouco alto de coloração amarelada-esverdeada com o dorso mais escuro e ventre branco. Conforme a espécie pode apresentar faixas escuras verticais ou manchas irregulares nos flancos além do característico ocelo sobre o pedúnculo da nadadeira caudal. Os pacas como o nome indica têm o corpo coberto de pequenas manchas brancas. Os Pitangas grande mancha vermelha sob a boca. Sem esquecer dos Azuis, talvez seja o peixe com a maior variação de cores da água doce. Podem atingir 1m de comprimento e pesar 15Kg.
Onde é Encontrado: Bacia Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem nos lagos, baías, igapós e algumas vezes nas margens dos rios, principalmente junto aos barrancos. Foi disseminado em reservatórios espalhados pelas regiões Sudeste e Nordeste. Formam casais e se reproduzem em ambientes lênticos, construindo seus ninhos normalmente debaixo de troncos caídos.
Equipamentos: Varas médias ou médias/pesadas, linhas 17 a 30Lb, anzóis nº 2 a 2/0.

Clube da Pescaria 2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial