Trairão

Hoplias lacerdae.

Trairão
Nome Científico: Hoplias lacerdae.
Família: Erythrynidae
Descrição: Corpo alongado e cilíndrico de coloração marrom escuro quase preto no dorso, flancos mais claros até o ventre esbranquiçado. Boca grande dotada de afiados dentes caninos. As nadadeiras, a exceção da dorsal, são arredondadas. Pode atingir até 1m de comprimento e pesar 20Kg.
Onde é Encontrado: Bacia Amazônica e Rio Ribeira do Iguape, onde vivem à margem dos rios, dos lagos e das lagoas em áreas com vegetação ou galhos/troncos submersos, alimentando-se de peixes, batráquios e insetos.
Equipamentos: Vara média/pesada, linhas 20 a 30Lb, anzóis nº 10 a 12/0 (grandes o bastante para ferrá-los por trás do mento) encastoados em aço flexível.