Tambaqui

Colossoma macropomum.

Tambaqui
Nome Científico: Colossoma macropomum.
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo romboidal de coloração castanho na metade superior e preta na inferior, podendo no entanto apresentar cores mais claras conforme a água onde vivem. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. Pode atingir 90Cm de comprimento e pesar 30Kg.
Onde é Encontrado: Bacia Amazônica, onde durante a seca são encontrados nos rios de águas barrentas, desovando e vivendo sem se alimentar da gordura que acumularam. Os jovens ficam nos lagos se alimentando de zooplâncton. Na cheia entram nos igapós para se alimentar de frutos e sementes.
Equipamentos: Varas medias/pesadas ou pesadas, linhas 20 a 30Lb, anzóis curtos nº 4 a 6/0, empatados em aço flexível.