Tambacu

Colossoma macropomum (fêmea) + Piaractus mesopotamicus (macho)

Tambacu
Nome Científico: Colossoma macropomum (fêmea) + Piaractus mesopotamicus (macho)
Família: Characidae
Descrição: O tambacu é o híbrido mais comumente usado pelos produtores. Resulta do cruzamento induzido entre fêmea de tambaqui (colossoma macropomum) e macho de pacu (piaractus mesopotamicus). Em algumas pisciculturas brasileiras têm sido comprovados cruzamentos deste híbrido com as espécies originais (tambaquis e pacus). Possue hábitos alimentares idênticos aos dos seus ancestrais. As características gerais como formato, porte e cor acinzentada são mais próximas às do tambaqui (fêmea) que lhe deu origem. Muito conhecido e apreciado por freqüentadores de pesque-pague, chegando a 1,200 Kg em um ano de cultivo, pode ultrapassar 25 Kg. Já foram encontrados exemplares com mais de 40 Kg.