Tabarana, Tubarana, Dourado-branco

Salminus hilarii.

Tabarana, Tubarana, Dourado-branco
Nome Científico: Salminus hilarii.
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo de coloração cinza-esverdeada com nadadeiras avermelhadas sendo a caudal mais escura que as outras e com uma faixa escura no centro do pedúnculo. Cabeça com focinho pontiagudo e boca com duas fileiras de dentes cônicos na mandíbula e no maxilar superior. Pode atingir 40Cm de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacias do Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco, onde vivem em locais de correnteza, alimentando-se de peixes.
Equipamentos: Varas leves, linhas até 14Lb, anzóis nº 2, 1 e 1/0.