Surubim

Sorubimichtthys planiceps.

Surubim
Nome Científico: Sorubimichtthys planiceps.
Família: Pimolidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: Corpo de coloração cinza-escuro, muito alongado e roliço, cabeça grande e achatada com focinho arredondado, mais larga que o restante do corpo dando-lhe a aparência de uma flecha quando visto de cima. Boca com maxilar superior maior que a mandíbula, que mesmo quando fechada deixa aparecer uma placa com diminutos dentes. Apresenta uma faixa clara em toda extensão do corpo, da nadadeira peitoral à caudal. O dorso e as nadadeiras são cobertos por pequenas manchas escuras. Pode atingir até 1,5m de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem nos canais dos rios, alimentando-se principalmente de peixes.
Equipamentos: Varas médias/pesadas, linhas 20 a 30Lb, anzóis 4 a 8/0, encastoados em aço flexível.

Clube da Pescaria 2021 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial