Saicanga, Peixe-cachorro

Acestrorrynchus spp.

Saicanga, Peixe-cachorro
Nome Científico: Acestrorrynchus spp.
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo de coloração prateada-esverdeada, alongado e estreito, cabeça com focinho longo e boca grande com dentes caninos. Mancha escura no pedúnculo da nadadeira caudal e algumas vezes também atrás do opérculo. Podem atingir 35Cm de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco, onde vivem em águas paradas ou de pouca correnteza, alimentando-se de peixes e camarões.
Equipamentos: Varas ultraleves ou leves, linhas 0,20mm, anzóis pequenos encastoados em aço flexível do menor tamanho possível.