Pirarucu

Arapaimas gigas
Água Doce

Pirarucu
Nome Científico: Arapaimas gigas
Família: Arapaima gigas
Descrição: De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.
Onde é Encontrado: O pirarucu é um peixe encontrado geralmente na Bacia Amazônica, mais especificamente, nas águas calmas de sua várzea. A família a qual o pirarucu pertence é muito antiga, existindo sem modificações há mais de 100 milhões de anos, fazendo parte dela também o aruaná, um peixe menor.
Equipamentos: Varas pesadas, linhas 40 a 80Lb e anzóis 8/0 a 14/0.

Fotos RecentesVer Mais

Últimos que Pescaram

Novo por aqui?

Participe do Clube da Pescaria, uma rede social para amantes da pesca. Relate sua pescaria, dê dicas, faça amigos pescadores, troque recados, experiências.

Saber mais sobre o Site

Conhece este Peixe?

AtençãoX

Mensagem

Ok
Clube da Pescaria 2021 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial