Pirarara

Phractocephalus hemioliopterus.

Pirarara
Nome Científico: Phractocephalus hemioliopterus.
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: Corpo curto e grosso com enorme cabeça dotada de forte cobertura óssea que vai até o início da nadadeira dorsal e barbilhões sensoriais característicos da família. Talvez seja o mais colorido dos silurídeos e sua coloração varia do castanho esverdeado no dorso até a linha lateral, flancos amarelo esmaecido e ventre esbranquiçado. Nadadeiras dorsal e caudal alaranjadas tendendo ao vermelho. Pode atingir 1,5m de comprimento e pesar mais de 100Kg.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem na confluência e nos poços dos rios abaixo das corredeiras protegidos pelas árvores e troncos ali deixados pela correnteza, alimentando-se de peixes, frutos e crustáceos.
Equipamentos: Varas pesadas, linhas 40 a 80Lb e anzóis 8/0 a 14/0.