Piraíba, Filhote, Piratinga, Pirananbu

Brachyplathystoma filamentosum.

Piraíba, Filhote, Piratinga, Pirananbu
Nome Científico: Brachyplathystoma filamentosum.
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: Peixe de grande porte, seguramente o maior dos silurídeos brasileiros, corpo acinzentado escuro acima da linha lateral e mais claro abaixo desta, cabeça e boca muito grandes com maxilar superior proeminente e barbilhões sensoriais. Pode ultrapassar 2m de comprimento e pesar mais de 150Kg. Quando menores que 50/60Kg, são chamados filhotes.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem nos locais profundos dos rios, confluência destes ou em saídas de corredeiras.
Equipamentos: Ultrapesado, linhas 150 a 200Lb, anzóis acima de 12/0.

Clube da Pescaria 2016 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial