Piracanjuba

Triurobrycon lundii.

Piracanjuba
Nome Científico: Triurobrycon lundii.
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo de coloração prateada-esverdeada, alongado e pouco comprimido lateralmente, nadadeiras vermelhas e mancha escura no centro do pedúnculo da nadadeira caudal. Cabeça pequena em relação ao corpo e boca forte com dentes dispostos em fileiras no maxilar superior. Pode atingir até 80Cm de comprimento e pesar mais de 6 quilos.
Onde é Encontrado: Bacia do Prata, onde vivem nos canais e margens dos rios de águas rápidas e corredeiras, alimentando-se frutos, sementes, flores e eventualmente insetos.
Equipamentos: Varas médias, linhas 14 a 17Lb e anzóis 1 a 3/O, empatados em aço flexível o mais fino possível.