Piauçu, Piavuçú, Piabuçú, Piaussu

Leporinus macrocephalus.

Piauçu, Piavuçú, Piabuçú, Piaussu
Nome Científico: Leporinus macrocephalus.
Família: Anostomidae, de peixes de água doce, boca pequena e dentes incisivos.
Descrição: O corpo acinzentado escuro no dorso por causa das escamas vai clareando em direção ao ventre. É grosso em relação ao comprimento e boca grande é dotada de seis dentes tanto na mandíbula quanto no maxilar superior. Pode chegar a 60Cm de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacia do Prata, onde é encontrado tanto na beira quanto no canal dos rios, nas baías e abaixo das quedas d'água, onde se alimentam de insetos, crustáceos e moluscos.
Equipamentos: Varas médias, linhas de 10 a 17Lb, anzóis até 2/0 e chumbadas pequenas. Varas de bambú ou telescópicas facilitam a pesca de barranco.