Piapara, Piaba

Leporinus piapara.

Piapara, Piaba
Nome Científico: Leporinus piapara.
Família: Anastomidae, de peixes de água doce com boca pequena e dentes incisivos.
Descrição: Corpo alongado e afusado de coloração prateada-amarelada com três manchas pretas esmaecidas sobre a linha lateral, nadadeiras douradas e boca pequena.
Onde é Encontrado: Bacia do Prata, onde vivem nos poços dos rios e nas bocas de lagoas e corixos. A grande maioria é onívora e se alimenta de vegetais e insetos, no entanto existem algumas espécies que se alimentam de algas, raízes, frutos e sementes.
Equipamentos: Varas médias, linhas 12 a 17Lb e anzóis pequenos de boa qualidade.