Palmito, Mandubé

Ageneiosus brevifilis

Palmito, Mandubé
Nome Científico: Ageneiosus brevifilis
Família: Ageneiosidae, família de peixes siluriformes de água doce que se alimentam de vermes e larvas.
Descrição: Corpo alongado de dorso azul escuro e coloração amarelada clareando em direção ao ventre. Cabeça larga e achatada com olhos laterais, boca com maxilar superior proeminente e pequena abertura branquial como é comum à espécie. Apresenta forte aguilhão na nadadeira dorsal.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata, onde vivem ao longo do rios, remansos e corredeiras alimentando-se de peixes, camarões e insetos.
Equipamentos: Varas leves, linhas 17 a 20Lb e anzóis nº 2 a 8.