Pacu-caranha, Pirapitinga, Caranha

Piaractus mesopotamicus

Pacu-caranha, Pirapitinga, Caranha
Nome Científico: Piaractus mesopotamicus
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo romboidal e comprimido lateralmente com coloração variando do castanho ao cinza escuro sendo o ventre sempre mais claro. Boca forte com dentes molariformes. Pode atingir 70Cm de comprimento e pesar até 20 quilos.
Onde é Encontrado: Bacia do prata, onde vivem próximo às margens dos rios, principalmente sob árvores frutíferas, alimentando-se dos seus frutos.
Equipamentos: Pode ser pescado com vara de bambu com 4 a 5m de comprimento, linha 0,60 e anzóis fortes, batendo-se a isca de modo a reproduzir o som de uma fruta caindo. Com molinete ou carretilha, varas média ou média pesada, linhas 17 a 25Lb e anzóis fortes.