Olhete

Seriola fasciata.

Olhete
Nome Científico: Seriola fasciata.
Descrição: Peixe de escamas. Espécie pelágica, conhecida como peixe de passagem. Freqüenta águas relativamente rasas e agitadas, nas proximidades dos costões rochosos e recifes. Os indivíduos jovens formam pequenos cardumes, mas os maiores são solitários, vivendo sozinhos ou em pares. Alimenta-se principalmente de lulas, crustáceos e pequenos peixes. Tem importância na pesca esportiva e comercial.
Onde é Encontrado: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina). Mais comum do Nordeste a Santa Catarina.
Equipamentos: Equipamento médio/pesado a pesado. A carretilha é mais apropriada, porque esse peixe briga muito, levando vários metros de linha, que deve ser de monofilamento de 20 a 50 libras. Os anzóis devem ser fortes, de nº 5/0 a 10/0. As melhores iscas são as naturais, principalmente sardinha. Outros peixes inteiros ou em filés também dão bons resultados.