Miraguaia

Pogonias cromis.

Miraguaia
Nome Científico: Pogonias cromis.
Descrição: Peixe de escamas. Espécie costeira; vive sobre o fundo da areia, lodo ou cascalho, principalmente em áreas estuarinas próximas a rochas e em canais. Alimenta-se de moluscos, principalmente mariscos, crustáceos e peixes. Migra para águas mais quentes durante o inverno, época da reprodução, quando pode ser encontrada junto a costões rochosos. É um peixe muito esportivo, corre e briga muito. Geralmente a carne é infestada de vermes, o que o torna comercialmente importante apenas em algumas regiões.
Onde é Encontrado: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul). Mais comum nas regiões Sudeste e Sul.
Equipamentos: Equipamento do tipo pesado/médio com carretilha/molinete para 300m de linha; linhas até 35 libras; anzóis de nº 4/0 a 7/0.