Matrinxã, Matrixã

Brycon sp.

Matrinxã, Matrixã
Nome Científico: Brycon sp.
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Descrição: Corpo de coloração prateada, alongado e pouco comprimido lateralmente, nadadeira caudal escura e as restantes alaranjadas. Mancha escura junto ao opérculo. Boca com dentes pontiagudos dispostos em várias fileiras no maxilar superior. Pode alcançar 60Cm de comprimento e pesar 5 quilos.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem em rios de águas claras, principalmente junto às pedras e troncos submersos, alimentando-se de frutos, sementes, insetos e pequenos peixes.
Equipamentos: Varas médias, linhas 12 a 17Lb e anzóis 2 a 6/0 empatados em aço flexível o mais fino possível.