Mandi

Pimelodus spp.

Mandi
Nome Científico: Pimelodus spp.
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: Corpo alto no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal é de coloração variada conforme a espécie. Acúleos fortes e agudos nas nadadeiras dorsal e peitoral são comuns a todas elas. O Pimelodus maculatus (figura) é de coloração parda alvacenta clareando em direção ao ventre branco. Apresenta várias fileiras de manchas escuras irregulares ao longo do corpo e pintas também escuras nas nadadeiras pode atingir 50Cm de comprimento. Nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, vive o P. blochii, de formato semelhante mais de coloração amarelada e sem pintas ou manchas e de tamanho menor atingindo no máximo 30Cm.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins( P.blochii), Prata (P. maculatus, P. ornatus) e São Francisco, onde se alimentam de pequenos peixes, invertebrados, frutos e sementes.
Equipamentos: Varas leves ou médias, linhas 10 a 14Lb e anzóis até 2/0.

Clube da Pescaria 2017 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial