Jurupoca, Jerepoca, Braço de moça

Hemisorubim platyrhynchos

Jurupoca, Jerepoca, Braço de moça
Nome Científico: Hemisorubim platyrhynchos
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: O corpo castanho esverdeado podendo variar para o amarelado apresenta manchas pretas ovaladas e de tamanho diverso sobre a linha lateral, uma delas situada na base do lobo superior da nadadeira caudal. O ventre é branco e na cabeça pequena em relação ao corpo a boca com prognatismo acentuado (mandíbula maior que o maxilar superior) é voltada para cima e dotada de barbilhões sensoriais. Pode atingir 60cm de comprimento e pesar 4 quilos.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata, onde vivem na beira dos rios e na boca de lagoas alimentando-se de pequenos peixes e invertebrados.
Equipamentos: Varas média, linhas de 17 ou 20Lb e anzóis 2 a 6/0.

Clube da Pescaria 2022 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial