Jurupensém

Sorubim cf.lima

Jurupensém
Nome Científico: Sorubim cf.lima
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: Corpo roliço de coloração amarelada passando a marrom escuro quase preto no dorso e esbranquiçada abaixo da linha lateral que é coberta por uma faixa longitudinal escura como o dorso. A cabeça é longa e achatada com os olhos colocados lateralmente e a boca arredondada tem o maxilar superior muito avançado o que lhe dá uma característica toda especial. As nadadeiras são avermelhadas e ele pode atingir 70cm de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata, onde formam grandes cardumes nos poços abaixo das corredeiras, alimentando-se de pequenos peixes e camarões.
Equipamentos: Varas média, linhas 17 a 25Lb e anzóis nº 4, 2 e 1/0.