Jaú

Paulicea luetkeni

Jaú
Nome Científico: Paulicea luetkeni
Família: Pimelodidae, peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Descrição: O corpo curto e grosso em relação ao comprimento e com a cabeça grande e achatada é de coloração parda esverdeada sobre o ventre branco variando do claro na lateral ao escuro no dorso, onde quando mais novo apresenta pintas claras espalhadas. Um dos maiores silurídeos da água doce, pode medir 1,5m e pesar mais de 120 quilos.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata, onde vivem no canal dos rios e nos poços abaixo das cachoeiras, alimentando-se pequenos peixes.
Equipamentos: Vara pesada com linhas acima de 40Lb, anzóis de maiores que 9/0, empatados em aço flexível e chumbadas conforme a necessidade do local, normalmente acima de 200 Gramas.

Clube da Pescaria 2021 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial