Dourado

Salminus maxillosus, Salminus brasiliensis

Dourado
Nome Científico: Salminus maxillosus, Salminus brasiliensis
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente.
Tamanho Máximo: 1 metros
Peso Máximo: 25 quilos
Descrição: Embora bastante semelhantes o Salminus brasiliensis é o maior da espécie e apresenta uma coloração dourada com reflexos avermelhados enquanto o Salminus maxillosus é dourado com as nadadeiras alaranjadas. As escamas apresentam um filete negro no meio que no conjunto formam listras dessa cor no sentido longitudinal, do dorso até à linha lateral. As fêmeas podem alcançar 1m de comprimento e pesar mais de 20 quilos.
Onde é Encontrado: Bacia do Prata: Salminus maxillosus e Bacia do São Francisco: Salminus brasiliensis, onde vivem nas corredeiras e na boca de lagos principalmente durante a vazante, quando se alimentam de peixes de escamas, de couro e Tuviras.
Equipamentos: Varas de média à pesada com linhas de 20 a 30lb e anzóis 6 a 8/0 empados em aço flexível.