Curimbatá, Curimatã, Curimatá

Prochilodus spp.

Curimbatá, Curimatã, Curimatá
Nome Científico: Prochilodus spp.
Família: Prochilodontidae, de peixes proquilodontídeos, com 24 espécies espalhadas pelo Brasil.
Peso Máximo: 0,3 quilos
Descrição: A principal característica da família é a boca protrátil em forma de ventosa, com grandes lábios e pequenos dentes dispostos em fileiras e que pode se alongar e retrair conforme a situação. O corpo de coloração prateada escura é coberto com escamas ásperas e pode atingir até 80cm de comprimento.
Onde é Encontrado: Bacia do Prata: P. lineatus, P. scrofa e P. platensis. Bacia do São Francisco: P. marggravii, P. affinnis e P. vimbóides. Foram introduzidos através de peixamento em vários açudes do Nordeste. Alimentam-se (no fundo) de matéria orgânica em decomposição.
Equipamentos: Varas simples de tamanhos variados com linha 0,30 a 0,40mm, um pouco maior que a vara com pequenos anzóis o mais fino possíveis.

Clube da Pescaria 2018 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial