Caranha

Lutjanus cyanopterus

Caranha
Nome Científico: Lutjanus cyanopterus
Descrição: Peixe de escamas. Peixe muito comum ao longo da costa brasileira, encontrado em áreas rochosas e de recifes. Pode entrar nos estuários até as áreas de água doce. Durante o dia costuma ficar entocado, saindo à noite para se alimentar. Na fase jovem, alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos e equinodermos, tornando-se exclusivamente piscívoro quando adulto. Os peixes jovens formam grandes cardumes, que, às vezes, se misturam a cardumes de outros peixes, como a guaiúba. Espécie muito voraz. A carne não é muito apreciada para o consumo.
Onde é Encontrado: Regiões Norte, Nordeste e Sudeste (do Amapá ao Paraná).
Equipamentos: Equipamento de ação média, média/pesada e pesada; linhas de 17 a 50 libras; anzóis de nº 2/0 a 10/0.