Baiacú

Lagocephalus laevigatus

Baiacú
Nome Científico: Lagocephalus laevigatus
Descrição: Não possui escamas. A coloração do dorso é variável, indo do verde-amarelado ao azul-acinzentado. São brancos na zona lateral e ventral, onde apresentam pequenos espinhos. A boca é pequena e em posição terminal. Os maxilares têm a placa dental dividida ao meio. Não são considerados tóxicos ou venenosos, podendo ser consumidos sem riscos de envenenamentos, pois seus músculos e outros órgãos viscerais possuem um nível de TTX (tetrodotoxina) residual e, portando, rapidamente excretável pela urina . Sua carne é muito apreciada. Podem atingir 60 cm de comprimento e 5,0 kg.
Onde é Encontrado: Áreas costeiras, sobre fundos de areia ou lama, em profundidades entre 10 e 180 m.