Aruanã

Osteoglossum bicirrhosum

Aruanã
Nome Científico: Osteoglossum bicirrhosum
Família: Osteoglossidae, de peixes caracterizados por escamas duras e ósseas como o Pirarucu.
Descrição: Corpo achatado lateralmente, cinzento-prateado no dorso e ventre amarelado coberto de grandes escamas. Boca em abertura quase vertical e mento com dois barbilhões curtos. Nadadeiras dorsal e anal na parte posterior do corpo. Pode atingir 1m de comprimento e pesar até 3kg. Na época da desova suas escamas adquirem coloração avermelhada.
Onde é Encontrado: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem em lagos e igapós, caçando insetos (bezouros, aranhas etc...) muitas vezes saltando um metro fora da água para caçá-los.
Equipamentos: Varas médias, linhas 12, 14 e 17lb e anzóis nº 2, 1 e 1/0.