Agulhão-bandeira, Agulhão-vela

Istiophorus albicans

Agulhão-bandeira, Agulhão-vela
Nome Científico: Istiophorus albicans
Descrição: Peixe de escamas muito pequenas. Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.
Onde é Encontrado: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).
Equipamentos: Na captura desta espécie são utilizados desde equipamentos de pesca oceânica até os médios/pesados para baitcasting; as linhas podem variar entre 10 a 30 libras. Iscas naturais como peixes e lulas, usadas na modalidade de corrico.