Acará-açu, Apaiari, Oscar

Astronotus spp.

Acará-açu, Apaiari, Oscar
Nome Científico: Astronotus spp.
Família: Cichlidae - Família de peixes teleósteos, perciformes, de água doce, da América do Sul, América Central e África.
Descrição: Existem duas espécies conhecidas como Astronotus: A. ocellatus, encontrados nas bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata e A.crassipinis, somente da bacia Amazônica. Ambas muito parecidas, de coloração geral pardo-escura e manchas verticais mais escuras ainda que se destacam no corpo muitas vezes tendente ao vermelho. A ocelattus apresenta ocelos na base da nadadeira dorsal e a crassipinis na base da nadadeira caudal. Pode medir 35 a 40Cm e atingir 1,5Kg. É o maior dos Carás brasileiros.
Onde é Encontrado: Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Foi introduzido nos açudes do Nordeste e na bacia do rio São Francisco.
Equipamentos: Vara leve ou média, linhas de 8 a 12 Lb. anzóis de n° 12 a 20.